Por Felipe D.
A mais nova girlband brasileira "GIRLS" estreiou seu álbum homônimo em 3 de setembro pela gravadora SONY MUSIC. O álbum é genuinamente DANCE/POP, com influências de FUNK, POP/ROCK e RAP.
Como a banda foi formada através do programa FÁBRICA DE ESTRELA (Fizemos um review sobre a criação da banda AQUI), pudemos acompanhar também uma parte da produção do álbum.
A primeira música lançada promocionalmente foi "MONKEY SEE MONKEY DO", que conta com a participação do internacionalmente conhecido rapper AGGRO SANTOS, nascido no Brasil mas instalado na Inglaterra. Ele já trabalhou com artistas como KIMBERLY YATT (ex-PUSSYCAT DOLLS). A faixa ainda ganhou videoclipe, dirigido por ALEX MIRANDA (CHARLIE BROWN JR.), ganhador de diversos VMBs e finalista no Festival de Cannes em 2002, ultrapassando a marca dos 200.000 views em sua conta VEVO, porém não emplacou como o esperado.
Ao passo em que chegava a data do lançamento do álbum, foram liberadas as músicas "SHAKE SHAKE" e "ACENDA A LUZ", sendo que esta última está sendo trabalhada como o primeiro single do grupo já que possui um apelo radiofônico maior, por ser uma balada. O videoclipe ficou muito bonito e elegante, mas a música em si se trata de uma baladinha pop genérica.
Já "SHAKE SHAKE" possivelmente será o próximo single do grupo a ser trabalhado, já que possui sample do hit que bombou em Ibiza e no resto do mundo "LOCA PEOPLE" de SAK NOEL. Não espere letra com sentido, já que a canção foi feita, como o próprio nome diz, pra fazer você se mexer. Pena que a produção de Rick Bonadio, não soa como uma produção atual e sim gravada em 2005/2008.
Ouvindo o álbum eu tenho a nítida impressão de que Rick Bonadio, nos últimos anos, mergulhou tão fundo do mundo do "rock" de NXZERO e esqueceu de se atualizar com o que tem de mais novo tocando lá fora. Canções como "PARAÍSO", "ÁGUA NA BOCA", "CHEGOU A NOSSA VEZ" e "RAMON" (reggaeton em 2013, really???) soam tão bregas quanto as baladas "24 HORAS" e "NUNCA MAIS" que parecem ter saído dos primeiros álbuns do ROUGE.
Os pontos forte do álbum são "ESTILO HOLLYWOOD" - tirando a composição, que como em quase todas as faixas do álbum, demonstra ser muito fraca -, "COMO UMA FLOR", quase toda cantada por BRUNA ROCHA (ex-participante do Programa Raul Gil), canção que possui uma pegada praiana gostosinha e deveria ser lançada no final do verão para fechar a divulgação do álbum e "ME FAÇA REVIVER", uma das canções que soam mais atuais, com uma pegadinha dance/rock, praticamente toda cantada por ANI MONJARDIM, fã declarada de P!NK e com a melhor composição/letra de todo o álbum. Outra música que merece destaque é a balada "O MUNDO DÁ VOLTAS", que conta com a participação do cantor MIKA (ex- REBELDES BR).
A canção que fecha o álbum é "GUERREIRAS", a qual conta com a presença da cantora NEGRA LI, cuja participação também não foi suficiente para alavancar a canção ao patamar de possível hit.
Se eu tivesse que escolher os singles do álbum, lançaria nesta ordem: "SHAKE SHAKE", "O MUNDO DÁ VOLTAS", "ME FAÇA REVIVER" e "COMO UMA FLOR".
Sinceramente gostaria que as meninas entrassem em estúdio hoje mesmo e procurassem trabalhar com outros produtores, como Mr. JAM, que produziu músicas muito boas junto com a cantora WANESSA; DJ FILIPE GUERRA, dentre outros DJs do cenário nacional, a fim de lançarem um novo álbum totalmente em inglês (já que a língua portuguesa não se encaixa perfeitamente à sonoridade DANCE/POP) ainda no início do próximo ano, apresentando uma sonoridade mais adulta, sendo assim coerente com a imagem promocional lançada.
Assista o videoclipe de MONKEY SEE MONKEY DO
Assista o videoclipe de ACENDA A LUZ:
Assista o show da GIRLS no NO CAPRICHO FESTIVAL:
Assista o videoclipe de ACENDA A LUZ:
Assista o show da GIRLS no NO CAPRICHO FESTIVAL: