Por Felipe D.
Lançado nesta segunda-feira (23/09) em UK, o novo álbum "ALIVE" da cantora Jessie J já está disponível para compra, inclusive no iTunes Store (clique aqui para comprar). Entretanto, ainda quando Jessie estava no Brasil para fazer o seu show no Rock In Rio, o álbum vazou na internet.
Triste com o vazamento, Jessie declarou em seu twitter:
“O mistério na música está sumindo aos poucos. As grandes revelações não mais acontecem. Tudo é tão imediato! As redes sociais tornam tudo tão acessível nos dias de hoje. E isso é uma pena“
Mas vamos ao que interessa. A seguir farei um review faixa-a-faixa do novo álbum de estúdio de uma das melhores cantoras da atualidade:
Faixa 1 "It's My Party" - produzida por Max Martin (Britney, Kesha, Katy Perry, Kelly Clarkson) e Shellback (Usher, Adam Lembert), a faixa que abre o álbum foi definida como o seu segundo single e nasceu pra ser a nova "Domino". A música nada mais é do que um recado para os haters que vivem perturbando a vida da cantora nas redes sociais, criticando suas roupas e atitudes.
Faixa 2 "Thunder" - a canção mid-tempo foi produzida por Stargate (Beyoncé e Rihanna) e Benny Blanco (Maroon 5, Britney, Kesha), trazendo uma aura de fragilidade em seus versos, mas com os vocais marcantes de Jessie J. A faixa se encaixaria perfeitamente num álbum de Rihanna.
Faixa 3 "Square One" - com uma letra que traduz as inseguranças do início de um relacionamento em que já se está envolvido o suficiente para se voltar a estaca zero e procurar outro alguém pra dividir a vida, torna-se uma das faixas mais sentimentais do álbum, uma das únicas em que Jessie fala do amor de peito aberto.
Faixa 4 "Sexy Lady" - o forte da faixa é tentar ser um novo hino girlpower, contendo até mesmo uns riffs de guitarra, o que firma certa tenacidade à canção, mas a faixa não se destaca tanto nas primeiras audições, uma vez que as canções seguintes são muito melhores.
Faixa 5 "Harder We Fall" - me apaixonei nos primeiros 30 segundos da canção e me impressionei ao saber que é produzida por Dr. Luke (Britney, Kesha, Katy Perry, Avril Lavigne, Christina Aguilera, dentre muitos outros artistas) e Cirkut, sendo que o primeiro geralmente produz faixas mais genéricas no estilo dance/pop. Seria uma escolha perfeita para single do álbum em certo ponto. Letra encorajadora sobre os altos e baixos da vida e refrão forte que faz querer cantar junto.
Faixa 6 "Breath" - produzida por Stargate e co-escrita com SIA, a canção, na minha opinião é a melhor do álbum e tem um potencial absurdo para single. Casamento do solo de piano e batida perfeita, aliados a voz da Jessie em tom agradabilíssimo de ouvir.
Faixa 7 "I Miss Her" - a canção mais emotiva do álbum, tem também os melhores vocais e se refere a alguém acometido pelo mal de Alzheimer, possivelmente uma avó de quem sente saudade antes mesmo dela ter partido.
Faixa 8 "Daydreamin'" - a faixa tem uma pegada old school funky/pop e deve ter sido incluída para dar uma cor no álbum. Poderia ter sido descartada.
Faixa 9 "Excuse My Rude feat. Becky G" - produzida por Dr. Luke e Cirkut com certeza não tem como não lembrar na mesma hora do primeiro sucesso da cantora: "Do It Like A Dude". Com a mesma pegada mothafucka, conta ainda com a participação da rapper Becky G. Boa faixa.
Faixa 10 "Wild feat. Big Sean & Dizzee Rascal" - a faixa urban foi o primeiro single lançado do álbum. Gosto da batida mas dispensaria a presença de Dizzee Rascal, já que os dois rappers escalados ocupam muito tempo da canção. O single alcançou top5 nos charts ingleses e escoceses, mas no resto do mundo não teve um bom desempenho.
Faixa 11 "Gold" - uma das melhores canções do álbum, produzida por Dr. Luke e Cirkut, também tem forte potencial para single e poderia "hitar", tendo um lugar garantido nas pickups dos DJs ao redor do mundo, já que se parece um pouco com Laserlight, grande sucesso da cantoria junto ao DJ David Guetta, o qual foi lançado na última coletânea da cantora. Com um bom remix estouraria fácil.
Faixa 12 "Conquer The World feat. Brandy" - não tem como negar minha preferência pelas músicas mais lentas neste novo álbum de Jessie. Adoro essa também, pois Jessie demonstra seu lado altruísta nela. A canção ganhou muito com a participação da cantora Brandy. Os vocais de ambas combinaram bem.
Faixa 13 "Alive" - sou fã incondicional das produções de Darkchild (Spice Girls, Backstreet Boys, Janet Jackson, Britney Spears) e a faixa-título também me conquistou. Só não acredito que tenha força para single, mas é um ótima faixa de encerramento da versão standard do CD.
Bonus Tracks do Deluxe Edition
Faixa 14 "Unite" - acertou em colocar como faixa bônus, pois é boa mas não o suficiente para compor a versão standard do álbum.
Faixa 15 "Hero" - entrou como bônus por fazer parte da trilha sonora do filme "Kick-Ass 2". A canção é forte e, na minha opinião, deveria substituir "Daydreamin'".
Faixa 16 "Magnetic" - também incluída na trilha sonora de um filme (Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos) encaixaria perfeitamente no lugar de "Sexy Ladies". Outro erro da cantora.
Faixa 17 "It's My Party (All About She UKG Remix)" - um remix bem estilo anos 90 que poderia ter ficado de fora do álbum. Compreensivo ter entrado pra versão deluxe, já que é a cara da Jessie e remix do single atual.
Nota para o álbum:
Assista aqui o videoclipe de WILD:
Assista aqui o videoclipe de IT'S MY PARTY:
Assista aqui o lyric video de EXCUSE MY RUDE:
Ouça aqui o preview das outras músicas do álbum ALIVE: